domingo, 1 de janeiro de 2017

Sabão líquido caseiro - Receita 2

1 sabonete de 180 g - eu usei "LaFlore - flor de lavanda da Davene"
1 barra de sabão de coco 200 g - usei o da Ypê
500 ml de detergente ou shampoo - usei detergente Ypê neutro
100 ml de álcool 46º
150 g de sabão em pó
100 g de bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio (usei o bi)

Rale o sabonete e a barra de sabão. Despeje nesses produtos ralados 2 litros de ÁGUA FERVENDO - mexa para dissolver bem (eu usei o mixer para bater)
Ainda nessa mistura quente acrescente mais 2 litros de ÁGUA FERVENDO e misture devagar. Vá acrescentando os seguintes produtos na ordem abaixo:
sabão em pó
álcool
detergente
bicarbonato (ou o carbonato)
Mexa bem para que se forme uma mistura homogênea (uns 8 min)

Depois deixe essa mistura descansar de 8 a 10 horas para o total resfriamento.
NÃO MEXA MAIS NESSE TEMPO, ESSA MISTURA DEVE DESCANSAR.
Após o resfriamento essa mistura fica com a consistência de um creme bem grosso. Comece então a mexer, de forma a liquefazer esse "creme" e vá acrescentando, aos poucos, 4 litros de ÁGUA em TEMPERATURA AMBIENTE.

Prontinho!!!! Seu sabão está feito. 

Rendimento: +/- 8 litros e 1/2  de sabão líquido
Numa máquina de lavar roupas com capacidade para 9 kg eu uso 1 copo -250 ml- desse sabão líquido. 

10 comentários:

  1. Achei maravilhósa essa receita.com certesa vou fazer.está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Minha vida mudou depois das suas receitas nao compro mais produto de limpesa so a materia prima gratidao ha todos voceis

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da receita só falta eu faz para eu testa.

    ResponderExcluir
  4. Façam sim e depois me contem. Muito obrigada pelo carinho 😊

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer amei a receita vai ser a minha primeira receita de sabão muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça e me conte como ficou. Muito obrigada pelo carinho

      Excluir
  6. Gostei muito irei fazer. Mas pq colocar o sabonete ?

    ResponderExcluir